TÃO IMPORTANTE quanto a revisão de textos, revisar a primeira impressão do livro é um investimento de tempo e custo extremamente valioso.
Mesmo analisando com atenção os arquivos finalizados na tela, alguns detalhes só são possíveis de avaliar quando se tem o impresso nas mãos. Conferir se o tamanho das letras ficou legal, se o tipo de papel escolhido ficou como imaginado, se as cores das imagens precisam de ajustes, se a gráfica imprime com qualidade, se há correções pra fazer…
Nem sempre o livro impresso fica tão bonito ou agrada tanto quanto a sua versão em PDF na tela. E isso acontece muitas vezes!
Já trabalhei em livros em que mesmo com a aprovação de todo o projeto gráfico {mostrando todas os detalhes de fontes, cores, tamanhos, espaçamentos…) e dos arquivos digitais, ao receber a primeira impressão do livro tivemos que fazer mudanças como alterar a cor da capa; mudar o tamanho do livro; trocar de gráfica; e — já aconteceu também — precisar refazer todo o projeto de diagramação. Sem contar os pequenos — mas necessários — ajustes e correções no texto e na diagramação.

A revisão de prova é mais uma etapa de cuidado e investimento no processo de publicação. O ideal é que seja feita pelo próprio autor em parceria com as pessoas que fizeram a revisão de texto e a diagramação.
O objetivo é avaliar a impressão e analisar se há correções ou mudanças a serem feitas.
Se necessários, os ajustes costumam ser pontuais. Mas não é raro acontecer de todo o projeto precisar ser refeito — e, nesses casos, é repensado todos os prazos envolvendo o planejamento do lançamento, as agendas são reorganizadas e o serviço de diagramação refeito e cobrado novamente.
Por isso, essa é uma etapa importante a ser incluída no processo antes de encomendar a impressão de 10, 100 ou 1.000 cópias de um livro que pode (talvez) precisar de ajustes ou que na sua versão impressa não ficou exatamente como o escritor havia sonhado.
.
____
Cada texto produzido recebe um investimento de tempo e energia. Direitos reservados à autora©. Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC 4.0. Cite os créditos, caso faça uso de algum dos textos publicados aqui.
Em caso de dúvidas, entre em contato ✉️
.