~ Existem dois lobos dentro de cada um de nós ~

UMA das lições mais fortes do autoconhecimento é conhecer o potencial de destruição que temos e toda a escuridão que carregamos. Tem um conto oriental em que um sábio diz que existe uma luta entre dois lobos, dentro de cada um de nós: um é a luz; o outro, a escuridão. Ambos são fortes e poderosos. E a única coisa que define a vitória é a decisão de qual lobo nós alimentamos.

Em muitos momentos eu questionei e duvidei do meu processo. Vivenciei situações em que eu senti estar regredindo, sentindo emoções e tendo pensamentos que eu nunca havia experimentado. Algumas emoções eu não me permitia sentir, como a raiva, por exemplo. Outras, eu realmente não tinha experienciado e me vi diante de toda intensidade e surpresa por encontrá-las em mim.

“Por quê?”, eu me questionava. “Para que você entenda melhor o outro”, eu ouvia como resposta. Mas eu já sofria tanto em entender demais o outro e convivia com toda a confusão que vinha disso. Como perder a minha paciência, a minha fé, vivenciar a injustiça e tudo que ela desperta poderia me ajudar? “Sim, tudo isso é cruel e doloroso como eu sempre soube que era”, pensava. “Mas agora você vivenciou na sua pele”, escutava. Como empata, eu já conhecia aquelas sensações, minha sensibilidade sempre me fez sentir a dor do outro bem mais do que a minha. E era justamente por isso que precisava daquelas situações: para sentir e conhecer os lobos do meu mundo.

Quem desperta a consciência acaba enxergando e conhecendo também esses lados não tão bonitos e iluminados dentro de si. Não é fácil. Muito menos agradável. Esse caminho também é de dores, choques, medos e lágrimas. Mas espiritualidade {seja qual for a sua religião} conduz por esse processo, mesmo que a nossa sensação seja de total solidão.

Conhecer a sombra e toda a sua intensidade desperta a nossa essência e consciência para toda a potencialidade da nossa luz. Lembra: os dois lobos são igualmente fortes e poderosos. Conhecer a força e o poder da escuridão nos faz perceber o potencial do lobo da luz ― e faz ele mesmo recordar dos seus dons e capacidades. E é nesse despertar que nos colocamos na posição de escolher qual lobo nutrir. Nutrir com atenção, cuidado, pensamentos, hábitos e práticas.

Não é um caminho tão suave e colorido como algumas pessoas pensam. E é muito fácil {e compreensível} que nesses momentos de testes muitas pessoas se desconectem, se percam, desistam e queiram voltar a dormir. É uma escolha. E quanto mais eu mergulho nesse mundo, mais eu entendo que nada nele é imposto. Todas as escolhas são respeitadas e todas as intenções são para o melhor para cada um de nós e para o Todo.

Minha intenção de compartilhar aqui o meu processo é poder contribuir com quem mais possa estar sentindo confusão e angústia no seu próprio caminho. Elas fazem parte dessa jornada. E eu gostaria de ter ouvido ou lido isso em muitos momentos, principalmente no início.

Escrever também me ajuda a compreender e integrar toda essa aprendizagem. Hoje, eu entendo melhor os meus momentos de crises, as culpas e os medos por acessar essas sombras. Aceito e acolho. Negá-las e reprimi-las é alimentar o lobo que destrói. Ao aceitar e acolher, eu me torno consciente de cada sombra e das suas potencialidades, exerço o meu poder de direcioná-las da maneira mais saudável para mim, coloco um ponto luminoso onde antes estava escuro e alimento o lobo que escolhi nutrir.

~

Indicação:
Episódio 3: Materialização Inconsciente*, do Podcast: Putz, sou bruxa!, produzido pela Pati Putz. Ele acrescentou demais no meu entendimento sobre as sombras internas.

_______
{foto de destaque: Linda Kazares for Unsplash}

.
.

Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC 4.0

Cada texto produzido recebe um investimento de tempo e energia. Além da entrega de conhecimentos de estudos, cursos, trabalhos, pesquisas e vivências. Cite os créditos, caso faça uso de algum dos textos publicados aqui. Não é permitido a reprodução de textos, nem de partes deles, para fins comerciaisTodos os direitos estão reservados ©. Em caso de dúvidas, entre em contato =)

.