2023 ME PRESENTEOU com um Natal tranquilo. Talvez, pra compensar toda a agitação que foi esse ano. Passei o dia 25 com calma e leveza, e parte dessa calmaria veio da companhia do livro O Conto Natalino do Cornélio, uma produção brasileira e independente, escrito pela Helydie.

Comecei a leitura alguns dias antes do Natal. Meu plano era ler devagar. Eu queria ir avançando conforme ficasse mais perto do dia 25. Mas a Vida aconteceu… o trabalho ficou corrido, vieram as crises de enxaqueca, o calor acima do normal e o susto com meu lobinho. Parei no capítulo 2. E só consegui voltar no dia 25. E foi perfeito! A aventura do Cornélio trouxe a leveza que eu precisava, tanto na narrativa quanto no estilo da escrita.

O especial desse conto é que ele é tão real e ao mesmo tempo tão lúdico que dá a sensação que a história está acontecendo pertinho da gente. Senti o lúdico e a realidade valsando na escrita da autora.

Cornélio é um mendigo cheio de comentários e atitudes que transmitem o seu desejo de ajudar os amigos e as pessoas que encontra. Nesse conto, ele testemunha o momento que uma amiga sofre um assalto e perde os brinquedos que ela levava pras crianças do orfanato. Com ajuda dos companheiros, Cornélio elabora um plano pra que as crianças não fiquem sem os presentes. E aproveita pra realizar o desejo antigo de uma outra amiga que adora o Natal.

*

Esse daí tá escrevendo uma carta para o Papai Noel respondeu Aurélio. Seu bigode estava mais escuro do que antes.

Não é isso respondeu Urticária. Estou escrevendo um currículo.

Para o Papai Noel? Acho que ele paga mal deduzi que, para alguém que se esconde nos polos para não pagar impostos, provavelmente não tinha um bom histórico trabalhista.

O Conto Natalino do Cornélio – Capítulo 1

*

Mesmo com toda a leveza do conto, essa não é uma história de estereótipos, nem romantizada. Pode passar despercebido pra alguns; mas, pros leitores mais atentos, o texto tem também pontos de reflexão sobre as relações e os comportamentos sociais. E a Helydie soube colocar essas questões de maneira não superficial mas que ao mesmo tempo que não pesa e nem desvia o foco do conto.

*

“(…) ela usou o carrinho do supermercado (…) e a rodinha dele parou em cima do meu pé.

 Desculpa! Não vi o senhor aí!

 Tudo bem, não conta para ninguém, porque não quero ser vitima de pesquisas invasivas, mas tenho um super poder, eu sou invisível.

 Sério  perguntou ela.

 Sim, perante a sociedade.

O Conto Natalino do Cornélio – Capítulo 2

*

O Conto Natalino do Cornélio está disponível no formato ebook pela Amazon. E tem também outras histórias desse personagem que tem uma vida tão cheia de aventuras.

~

Link da Amazon pra saber mais e comprar o ebook
✽ Instagram da escritora Helydie @helydie_autora

.