ESTOU organizando a festa de aniversário do Lobinho ― sim, eu me tornei a humana que um dia eu julgava: a que faz festas de aniversário pra pet 😅; é que a minha percepção mudou com relação a isso, ganhou um novo significado pra mim, mas deixo isso como assunto pra outro post…
Bolo, decoração, petiscos e planejamento do dia. Algo simples, só a gente e pra fazer ele brincar, comer e se divertir. Escrevo esse texto dois dias antes da festinha, tudo já está encaminhado. Estou animada pra o bolo e como ele vai ficar animado e feliz com as comidinhas e novidades!
E se eu não ficar atenta, é fácil demais eu trocar o “estou animada” pelo “estou ansiosa”. E não é só pelas diferentes definições que as duas palavras têm; mas pela carga energética e o campo mórfico que ambas carregam. A gente acostumou a achar as duas parecidas e fala mais de ansiedade do que de animação, e sem perceber acaba gerando {e atraindo} um desconforto que não precisava existir.
“Estou animada pra festinha dele” transmite mais leveza do que “Estou ansiosa pra festinha dele”. A palavra ansiedade remete a agitação, agonia, uma sensação ruim que eu gostaria que passasse logo ― e que eu nem queria estar sentindo. E não são essas as sensações que eu sinto agora.
Animação é a minha palavra pra esse momento que traz, sim, certa agitação, mas ela vem com leveza, com aspecto lúdico de estar preparando um dia especial pra simbolizar o quanto a gente festeja e honrar a Vida de um serzinho que é tão amado.
Quantas vezes a gente troca uma palavra pela outra sem perceber que pode estar transmitindo uma mensagem diferente do que queria? E quantas vezes essas trocas podem gerar ruídos, distorções e manifestações não intencionais?
A ansiedade é minha companheira crônica. Pra conviver com ela de maneira saudável eu preciso realizar um trabalho constante de consciência e presença. Isso aumentou a minha percepção de como as palavras influenciam o nosso estado. E mesmo quem não convive com a ansiedade crônica pode entender e sentir o desconforto que a frase “estou ansiosa por esse dia” passa.
Acontece também desse desconforto já ser tão normal que a gente só percebe o peso dessa frase quando compara com a fala, “estou animada pra esse dia”, e entende que existe uma leveza nessa última.
A seguir, deixo a definição de animação e ansiedade. E te convido a olhar com atenção {e testar} o quanto as suas palavras andam influenciando o seu contexto.

_______
Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC 4.0
Cada texto produzido recebe um investimento de tempo e energia. Além da entrega de conhecimentos de estudos, cursos, trabalhos, pesquisas e vivências. Cite os créditos, caso faça uso de algum dos textos publicados aqui. Não é permitido a reprodução de textos, nem de partes deles, para fins comerciais. Todos os direitos estão reservados ©. Em caso de dúvidas, entre em contato =)
.