“ANTES feito do que perfeito!” Nunca gostei dessa frase. Ela me passava a mensagem de que as coisas eram feitas de qualquer jeito, sem atenção e sem cuidado. Eu acreditava que desejar a perfeição era o que nos colocava no caminho do aprimoramento e do desenvolvimento. Mas, então, eu encontrei esse livro e entendi que não é bem assim…

Perfeição não é aquele “defeito legal” e muito menos qualidade. Perfeição é (auto)julgamento, limitação e medo. Isso porque “querer ser perfeito” é querer ser perfeito aos olhos dos outros.

A ideia de perfeição está ligada à imagem que nós queremos que o outro tenha sobre quem nós somos. É sobre querer ser agradador, reconhecido, valorizado e aceito. A ideia de perfeição nos tira de nós mesmos e nos coloca preocupados demais com o que os outros pensam.

Essa é uma das lições mais intensas {pra mim} de A Coragem de Ser Imperfeito, um livro que fala sobre a coragem {realmente} pra enxergar o tanto de distorções que aprendemos e reproduzimos. Pra mim, é mais um daqueles livros que eu agradeço demais por ter encontrado e que me faz pensar o quanto teria me feito bem ter lido ainda na época de escola {apesar de Brené Brown ter escrito em 2016, quando eu já estava formada}.

Além de explicar sobre as nossas distorções com a ideia de perfeição, essa leitura também fala sobre a vulnerabilidade, a vergonha, a autenticidade e a aceitação.

É um livro pra se desconstruir com sinceridade, (auto)acolhimento, paciência e (auto)amor 🌷📖

*

“Nossa rejeição da vulnerabilidade deriva com frequência da associação que fazemos entre ela e as emoções sombrias como o medo, a vergonha, o sofrimento, a tristeza e a decepção”

*

“O que muitos não conseguem entender (…) é que a vulnerabilidade é também o berço das emoções e das experiências que almejamos.”

*

“Quando erras não é uma opção, não existe aprendizado, criatividade ou inovação.”

*

“Vulnerabilidade não é conhecer vitória ou derrota; é compreender a necessidade de ambas, é se envolver, se entregar por inteiro.”

*

“O que nós sabemos tem importância, mas quem nós somos importa mais. Ser, em vez de sabre, exige atitude e disposição para se deixar ser visto. Isso requer viver com ousadia, estar vulnerável.”

*

📚 A Coragem de Ser Imperfeito. Brené Brown. Editora: Sextante. Idioma: ‎Português. 208 páginas

.