TRABALHANDO COM A AUTOPUBLICAÇÃO nos últimos tempos, eu já me sinto confortável em afirmar que todo livro nasce de uma vontade {ou inspiração} da alma e carrega uma mensagem tecida com todo carinho, entrega e cuidado pelo seu escritor.
Por isso, cada detalhe na produção do “pós-escrito” deve ser feito com o carinho, entrega e cuidados multiplicados!
Cada detalhe importa! E logo abaixo eu listo quatro deles que são essenciais pro seu livro:
✦ Registro Autoral ~ tem quem diga que não é necessário. Mas é o registro que documenta que a obra é realmente sua! {E eu, sinceramente, acho extremamente necessário!}. O registro autoral pode ser feito pela CBL (Câmara Brasileira do Livro) ou pela Biblioteca Nacional.
✦ ISBN ~ é o CPF/RG do seu livro! Tem muita plataforma por aí que também diz que “não precisa ter”. Só que, pela lei, um livro só é considerado livro se tiver ISBN. A Lei 10.753 {Lei do Livro}, no artigo 6º estabelece que todo livro tenha um Número Internacional Padronizado – o ISBN. A solicitação do ISBN deve ser feita no site da CBL – órgão responsável pela emissão.
✦ Ficha catalográfica ~ esse é outro item que muita gente acredita não ser essencial na autopublicação. Mas a Lei do Livro também aponta que toda publicação deve ter ficha de catalogação {artigo 6º}. Além disso, muitas livrarias {se não TODAS} só comercializam livros que tenham a ficha. E ela também está entre os critérios de premiações e de concursos que só aceitam livros que tenham a ficha catalográfica a e o ISBN. Ela é feita por um bibliotecário {e precisa constar o nome e o número de registro dele na parte inferior da ficha} nela estão as informações do livro organizadas conforme as padronizações das normas CDD e CDU. Pode ser solicitada na plataforma de serviços da CBL ou feita diretamente por um bibliotecário com registro.
✦ Código de barras ~ a “impressão digital” do livro, pros estabelecimentos de venda é indispensável. Ele traz o número do ISBN, aparece na contracapa do livro e deve estar legível – a CBL tem um manual que orienta as configurações de imagem. Pode ser solicitado também no site da CBL. Alguns sites geram códigos de barras; mas se utilizar algum deles, tenha atenção para selecionar o tipo “ISBN” e fazer a testagem de leitura no livro impresso {algumas gráficas fazem esse teste}.
.
.
____
Cada texto produzido recebe um investimento de tempo e energia. Direitos reservados à autora©. Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC 4.0. Cite os créditos, caso faça uso de algum dos textos publicados aqui.
Em caso de dúvidas, entre em contato ✉️
.
____
* texto originalmente publicado no @escritanoética {resumo} ; junho, 2024; disponível em: https://www.instagram.com/p/C8NpUvmMeL8/
.
